Aquele almoçoReceitas

Feijoada vegana

Acho que não existe brasileiro que não goste de feijoada. Confesso que sempre gostei mas quando não era vegana preferia deixar as carnes de fora e, quando decidia comê-las, passava mal de tão pesado que era. Essa versão é bem mais leve que a tradicional e não vai te dar aquele sono absurdo depois do almoço. A primeira vez que fiz essa receita foi na Islândia e os gringos adoraram, mesmo não tendo farinha de mandioca lá pra fazer farofa. Eu usei cogumelos, abóbora e cenoura junto com o feijão, uma farofa caseira pra evitar a versão pronta cheia de glutamato monossódico e escarola refogada. Nham!

Tempo de preparo: 8h + 30 minutos
Dificuldade: médio
Rendimento: 4 pessoas

Ingredientes:
150g de feijão preto
100g de abóbora
200g de cogumelo paris
1 cenoura
3 xícaras de arroz integral
2 xícaras de farinha mandioca
1 maço de escarola ou couve
1 cebola
2 dentes de alho
1 colher de chá de cominho
1 colher de chá de tomilho
1 colher de chá de páprica picante
salsinha
pimenta do reino
sal

Modo de preparo:

1. Deixe o feijão de molho por 8 horas. Se você esquecer, tudo bem, ele só vai demorar mais pra cozinhar.

2. Corte o cogumelo, a abóbora e a cenoura em cubos pequenos.

3. Refogue meia cebola picada e dois alhos numa panela de pressão. Adicione o cogumelo, tempere com sal e pimenta do reino. Quando estiver dourado, adicione a cenoura e o feijão. Refogue mais um pouco e adicione água até ficar o dobro do volume do feijão. Adicione cominho, tomilho, salsinha picada e mais sal. Feche a panela e quando pegar pressão, deixe cozinhar por 10 minutos. Depois deste tempo, tire a pressão, abra a panela e adicione a abóbora. Deixe cozinhar por mais 10 minutos.

4. Enquanto o feijão cozinha, faça o arroz. Fatie a escarola à chiffonade. Refogue 1/4 de cebola e adicione a escarola. Quando murchar e ficar macia, tempere com sal e reserve.

5. Fatie 1/4 de cebola em fatias finas. Refogue numa frigideira até ficar bem dourada. Adicione a páprica.

6. Adicione a farinha de mandioca, tempere com sal e pimenta do reino e mexa até ficar bem dourada.

7. Bom apetite!

Denise Saito

Por 6 anos fui intolerante a glúten e sou vegana desde 2015. Todas minhas receitas são plant-based e sem glúten. Acredito que a nutrição é a forma mais eficiente de transformar nossas vidas.

LEAVE A COMMENT