PetiscosReceitas

Ketchup caseiro

Eu sempre acho que fazer seus alimentos em casa é mais saudável que comprá-los prontos — você tem total conhecimento do que está ingerindo e não precisa incluir conservantes ou ingredientes de nome estranho. Pensando nisso, criei essa seção “Faça você mesmo” (Do It Yourself). E para inaugurar, aí vai uma receita de ketchup caseiro que leva metade de açúcar comparado aos encontrados nos mercados.

Pra quem se interessou, tem a receita das batatas da foto aqui

Tempo de preparo: 40 minutos
Dificuldade: médio
Rendimento: 500g de molho

Ingredientes:
1kg de tomate italiano bem vermelhos (aprox. 10 unidades)
1/2 cebola branca
4 dentes de alho
1 colher de chá de coentro em pó
1 colher de chá de gengibre em pó
1 colher de chá de semente de erva-doce
2 colheres de chá de sal marinho
1/2 xícara de chá de água
1/2 xícara de chá de vinagre
1/2 xícara de chá de açúcar mascavo
pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

1. Encha uma panela grande de água até a metade e coloque para ferver. Lave bem os tomates e faça um X na parte inferior. Coloque-os na panela e retire quando a pele estiver solta. Escorra a água e coloque-os debaixo da torneira — o choque térmico ajuda a soltar mais a pele.

2. Retire a pele dos tomates. Corte-os ao meio e retire as sementes e a parte branca dura do caule. Fatie em pedaços (não precisa ser muito pequeno pois serão batidos mais tarde).

3. Corte a cebola e o alho em pedaços e refogue-os no azeite até ficarem transparentes. Adicione os temperos (coentro, gengibre, erva doce e pimenta do reino), os tomates, o sal e a água. Misture e deixe ferver até que reduza à metade.

4. Passe tudo para o liquidificador e bata bem até ficar liso.

5. Volte o conteúdo para a panela, adicione o açúcar e o vinagre. Em fogo baixo/médio, tampe e deixe cozinhar por 10 minutos até engrossar. Quando esfriar, deve engrossar mais.

6. Guarde em potes de vidro herméticos na geladeira e consuma em até três semanas.

Inspirado na receita da Rita Lobo

Denise Saito

Por 6 anos fui intolerante a glúten e sou vegana desde 2015. Todas minhas receitas são plant-based e sem glúten. Acredito que a nutrição é a forma mais eficiente de transformar nossas vidas.

LEAVE A COMMENT