OrientalReceitasSopas

Misoshiro vegano

Talvez você tenha se perguntado “Mas misoshiro não é vegano?”. Apesar da sopa japonesa não levar derviados animais como ingrediente principal, o hondashi usado para temperar é feito à base de peixe. Então hoje vou ensinar a fazer um dashi (base da sopa) sem peixe e depois uma receita diferente de misoshiro das que costumamos ver nos restaurantes.

Tempo de preparo: 8 horas (dashi) + 15 minutos (misoshiro)
Dificuldade: fácil
Rendimento: 3 litros de dashi + misoshiro p/ 3 pessoas

Ingredientes do dashi:
40g kombu seco
100g de shiitake seco

Ingredientes do misoshiro:
2 inhames
1 xícara de shiitakes hidratados
misô
cebolinha

Modo de preparo:

1. Coloque o kombu de molho em 1 litro de água e os shiitakes em 2 litros de água por 8 horas. Os cogumelos precisam ficar inteiramente imersos, coloque um peso sobre eles para que afundem. Usei um prato.

2. Retire a alga e os cogumelos da água e guarde. Junte os dois molhos num recipiente único. Esse molho é o dashi, você pode usá-lo para fazer misoshiro ou lamen.

3. Adicione 12 conchas de dashi numa panela grande, um copo de água e coloque para ferver. Uma espuma espessa vai se formar, retire-a com uma colher.

4. Dissolva uma colher de sopa de misô no molho com a ajuda de uma peneira. Não jogue o misô diretamente na água porque pode ficar empelotado.

5. Corte em pedaços o inhame e os shiitakes hidratados do molho e adicione-os na panela. Deixe cozinhar até que os inhames fiquem macios, aproximadamente 15 minutos.

6. Sirva quente com cebolinha fresca.

Denise Saito

Por 6 anos fui intolerante a glúten e sou vegana desde 2015. Todas minhas receitas são plant-based e sem glúten. Acredito que a nutrição é a forma mais eficiente de transformar nossas vidas.

LEAVE A COMMENT