Pães e tortasReceitasSem glúten

Pão macio sem glúten

Logo que comecei a fazer pães caseiros, essa foi uma das primeiras receitas que testei e foi um sucesso logo de cara. Até quem não era celíaco amou. E até hoje, é uma das receitas que mais gosto. O título desse post já diz tudo. É bem fácil de fazer e fica uma delícia: por fora fica bem sequinho e crocante, por dentro bem macio. Logo que sai do forno dá vontade de comer todos de uma vez!

Tempo de preparo: 40 minutos
Dificuldade: fácil
Rendimento: 8 pãezinhos

Ingredientes:
100g de farinha de arroz
50g de fécula de batata
50g de polvilho doce
1 colher de sopa goma xantana
2 colheres sobremesa açúcar mascavo peneirado
4 colheres sopa azeite
1 colher de chá de sal marinho
10g de fermento biológico
2 de colheres de sopa chia com 6 colheres de sopa água
200ml de água

Modo de preparo:

1. Pré-aqueça o forno no máximo por 15 minutos enquanto prepara a massa.

2. Misture as 2 colheres de chia com 6 colheres de água e deixe descansar por alguns minutos. Vai virar um gel para substituir ovos.

3. Misture todos ingredientes (farinha de arroz, fécula de batata, polvilho doce, goma xantana, açúcar, azeite, sal, fermento, chia hidratada e água) numa tigela. Misture com uma colher ou, se preferir, bata na batedeira. A massa fica bem pegajosa, não estranhe!

4. Com duas colheres de sopa, faça as bolinhas dos pães. Se preferir, pode fazer com a mão mas unte-as bem porque a massa gruda. Polvilhe farinha numa assadeira e coloque os pães sobre ela.

5. Coloque no forno com fogo máximo por 5 minutos. Depois abaixe para 200ªC e deixe assar por 10 minutos. Depois abaixe para 180ªC e deixe assar por mais 10.

6. Está pronto!

Receita adaptada do Sem Glúten Sem Lactose

Denise Saito

Por 6 anos fui intolerante a glúten e sou vegana desde 2015. Todas minhas receitas são plant-based e sem glúten. Acredito que a nutrição é a forma mais eficiente de transformar nossas vidas.

LEAVE A COMMENT