Aquele almoçoOrientalReceitasSopas

Pho com legumes

A culinária vietnamita é uma das minhas preferidas: é super colorida, cheia de verduras e legumes e não tem muita carne. O Pho é uma mistura de sopa com noodles, daqueles pratos lindos impossíveis de não fotografar no restaurante. Como seu macarrão é de arroz, costuma ser uma opção pros intolerantes a glúten como eu. O que dá seu toque especial é o molho, em especial o anis estrelado, então não fique com preguiça de procurar todos ingredientes! Você encontra em mercados municipais ou em lojas de produtos naturais. Prometo que vai valer a pena 🙂

Tempo de preparo: 40 minutos
Dificuldade: Médio
Rendimento: 2 a 3 pessoas

 

Ingredientes do molho:
1/2 cebola
2 cm de gengibre
1 alho poró
200g de shiitake
2 cenouras
1/2 cabeça de alho
4 anis estrelados
pimenta do reino
coentro
2 colheres de chá de açúcar mascavo
1 colher de chá de sal marinho

 

Ingredientes do macarrão:
200g macarrão de arroz
1 brócolis ninja
1 limão
cebolinha
salsinha

 

Modo de preparo:

1. Tire a casca da cebola e do gengibre e, espetando-os numa faca, doure bem sob a chama do fogão para ficarem um pouco queimados.2. Quando a cebola e o gengibre estiverem com marcas pretas por todos os lados, coloque-os numa panela de pressão junto com o alho poró em fatias, o shiitake, os alhos, os anis, o açúcar, o sal e um pouco de coentro. Se você não for fã de coentro, coloque só algumas folhas. Vai dar sabor ao molho e ficará bem sutil. Adicione 1,5 litro de água, pimenta do reino a gosto e deixe cozinhar por 30 minutos.

3. Aqueça uma panela em fogo alto e adicione um pouco de azeite. Quando o óleo estiver quente, salteie os brócolis cortados em pedaços pequenos.
Numa panela bem grande, ferva a água para o macarrão. Deixe cozinhar por 5 minutos ou até ficar ao dente. Não deixe cozinhar demais. Quando estiver pronto, escorra e reserve.
Quando o molho estiver pronto, retire as cenouras e corte-as em fatias.

4. Num prato fundo, coloque o macarrão, alguns brócolis, algumas cenouras e alguns shiitakes. Regue com o molho até que o macarrão fique imerso. Finalize com uma folha de salsinha e cebolinha picada. Sirva com hashis para o macarrão, colher para a sopa e uma fatia de limão para temperar.

Denise Saito

Por 6 anos fui intolerante a glúten e sou vegana desde 2015. Todas minhas receitas são plant-based e sem glúten. Acredito que a nutrição é a forma mais eficiente de transformar nossas vidas.

LEAVE A COMMENT