OrientalReceitas

Rolinho primavera vietnamita

Sim, eu gosto mesmo da culinária vietnamita. Mas prometo que depois desse post vou explorar o resto do mundo. Dessa vez, vou ensinar a fazer o prato mais simples e lindos daquela terra: o rolinho primavera. Ao contrário da versão chinesa, este não é frito. A massa que envolve os ingredientes é uma folha de arroz bem fina que cozinha em segundos e pode ser encontrada em mercados de produtos orientais. O recheio pode mudar de acordo com seu gosto — dessa vez escolhi os ingredientes pra ficar o mais colorido possível. A maior dificuldade aqui é montar o rolinho, exige um pouco de habilidade manual. Mas se você não conseguir de primeira, não desista! É um pouco difícil no começo mas logo você pega o jeito.

Tempo de preparo: 1 hora
Dificuldade: Fácil
Rendimento: 15 rolinhos

Ingredientes do rolinho:
1 pacote de folhas de arroz
2 folhas de repolho roxo
1 1/2 cenoura
2 rabanetes
broto de feijão
bifum
salsinha

Ingredientes do molho:
molho de soja
2 alhos
1 colher de chá de açúcar mascavo
1 colher de chá de maizena
gengibre ralado

Modo de preparo:

1. Corte a cenoura à julienne. Pra quem não sabe, julienne ou juliana é um tipo de corte em que as verduras ficam todas quadradinhas. Na foto, o corte da esquerda é o passo intermediário e o da direita é o final.

2. Corte os rabanetes da mesma forma que as cenouras.

3. Corte as folhas de repolho ao meio sobre o talo e fatie em tiras finas.

4. Ferva um litro de água e despeje num prato grande, de preferência não muito fundo. Espere um pouco para a água esfriar até que você consiga mergulhar os dedos nela. Insira lateralmente uma folha de arroz de forma que a água vá empurrando-a para baixo. Em alguns segundo, ela estará cozida. Puxe para fora da água segurando em duas pontas, tomando cuidado para que a folha não dobre e grude em si mesma. Essa é a parte mais difícil no começo. Se grudar, pode ser que não desgrude mais e tenha que ser descartada. À medida que a água for baixando de nível, adicione mais água quente.

5. Coloque a folha de arroz aberta sobre um prato vazio. Disponha no meio da folha um pouco de repolho, cenoura, broto de feijão, rabanete, bifum e algumas folhas de salsinha.

6. Puxe a ponta de baixo da folha até encostar na parte de cima. Dobre as pontas laterais para dentro. Depois é só enrolar pra cima até fechar.

7. Para o molho, misture a maizena no molho de soja até que dilua. Transfira para uma panela e mexa em fogo baixo até engrossar. Adicione o açúcar, gengibre e alho picado. Não mergulhe o rolinho aberto de cabeça para baixo no molho senão ele pode desmontar, despeje com uma colher e deixe o rolinho sempre com a abertura para cima. Bom apetite!

Denise Saito

Por 6 anos fui intolerante a glúten e sou vegana desde 2015. Todas minhas receitas são plant-based e sem glúten. Acredito que a nutrição é a forma mais eficiente de transformar nossas vidas.

LEAVE A COMMENT