OrientalReceitas

Temaki vegano

Desde que me lembro por gente eu como comida japonesa. Não é à toa, afinal meus pais, meus avós e todos meus antecedentes são japoneses. Há algum tempo parei de comer carne mas o peixe cru sempre foi uma tentação à parte. Essa foi a primeira vez que fiz um temaki sem salmão ou atum, e não deixou a desejar. A manga dá uma textura parecida com o peixe e pode ser substituída por abacate. Altamente recomendado!

Dica: Monte os temakis somente na hora de comer, não deixe-os prontos com antecedência pois a alga murcha e fica borrachuda. Abra o pacote de nori na hora se servir. Se estiver murcho, passe-o rente à chama do fogão e ele voltará a ficar crocante. Coloque todos ingredientes à mesa e vá montando um a um de acordo com seu consumo.

Tempo de preparo: 1 hora
Dificuldade: fácil (o mais difícil é montar o cone)
Rendimento: entre 6 e 8 temakis

Ingredientes do temaki:
2 xícaras de arroz japonês
4 xícaras de água
1 manga palmer madura
2 pepinos japoneses
400g de shimeji ou shiitake
1 pacote de nori (alga seca)

Ingredientes do tempero de arroz:
4 colheres de sopa de vinagre de arroz
1 colher de sopa de mirim (saquê culinário)
1 colher de sopa de açúcar branco
1 colher de chá de sal marinho

Modo de preparo:

1. Lave bem o arroz para tirar o amido. Coloque numa panela, adicione a água e deixe cozinhar em fogo baixo até secar. Quando ficar pronto, misture todos ingredientes do tempero do arroz numa xícara e jogue por cima dele. Misture bem com uma colher e deixe esfriar totalmente. O arroz tem que estar frio para o temaki.

2. Corte os shimejis em fatias. Aqueça uma frigideira, adicione um pouco de azeite e salteie os cogumelos. Quando estiver soltando água, adicione uma colher de sopa de mirim (saquê culinário) e deixe cozinhar até secar. Quando pronto, deixe esfriar.

3. Corte os pepinos ao meio e fatie em tiras finas. Eu costumo usar este fatiador japonês, mas você pode usar um ralador comum ou cortar com uma faca. Jogue fora a parte interna com sementes.

4. Descasque a manga e corte-a em fatias verticais não muito grossas.

5. Para montar o temaki, coloque o nori na palma da mão e comece com um pouco de arroz. Disponha na metade da esquerda sem esmagar os grãos. Sobre ele, coloque algumas fatias de pepino apontando para a diagonal da esquerda. Adicione alguns shimejis e finalize com uma fatia de manga.

6. Puxe a ponta esquerda inferior para cima, formando um ângulo de 90°. (Não foi fácil montar o temaki e fotografar ao mesmo tempo. Use a mão oposta para ajudar a enrolar.)

7. Puxe a ponta direita do nori para a esquerda, pressionando a ponta esquerda para fechar bem.

8. Continue puxando a alga até que o cone se feche totalmente. É questão de prática, se não ficar bom da primeira vez, tudo bem. 🙂 Aproveite!

Denise Saito

Por 6 anos fui intolerante a glúten e sou vegana desde 2015. Todas minhas receitas são plant-based e sem glúten. Acredito que a nutrição é a forma mais eficiente de transformar nossas vidas.

LEAVE A COMMENT