Aquele almoçoLow-carbOrientalReceitas

Tofu xadrez

Essa versão vegana do frango xadrez vai deixar o original no chinelo! Foi um dos melhores pratos que cozinhei ultimamente e é tão delicioso quanto parece na foto. O saquê culinário dá um tom adocicado por isso, se você não tem em casa, vale a pena comprar. O amendoim e a hortelã também fazem toda diferença: um dá crocância e o outro garante um frescor ao prato. Vai bem acompanhado de arroz japonês ou arroz de couve-flor pros adeptos da dieta low-carb. Pode comer sem culpa!

Tempo de preparo: 40 minutos
Dificuldade: Médio
Rendimento: 3 porções

Ingredientes:
1 brócolis
1 pimentão amarelo
1 pimentão vermelho
250g de tofu
amendoim
gergelim branco
hortelã

Temperos:
saquê culinário
molho de soja (shoyu)
páprica picante
pimenta do reino

Modo de preparo:

1. Drene o tofu e corte-o em cubos de mais ou menos 1cm.

2. Corte os pimentões em pedaços de mais ou menos 1,5cm.

3. Corte os brócolis em pedaços não muito pequenos.

4. Aqueça uma wok ou panela grande em fogo alto e adicione óleo. Deixe o óleo esquentar bastante e adicione o tofu. Tempere com sal e páprica picante. Vá mexendo para dourar por igual em todos os lados.

5. Depois de fritar o tofu por 10 minutos, ou quando ficar bem dourado, adicione os pimentões e o brócolis.

6. Adicione uma xícara de saquê culinário, meia xícara de shoyu e pimenta do reino a gosto. Misture bem e tampe. Baixe o fogo para médio e deixe cozinhar até secar a água. Se precisar, acerte o tempero com sal. Numa frigideira pequena, torre o gergelim.

7. Adicione o gergelim torrado, amendoim e hortelã aos legumes. E pronto!

Denise Saito

Por 6 anos fui intolerante a glúten e sou vegana desde 2015. Todas minhas receitas são plant-based e sem glúten. Acredito que a nutrição é a forma mais eficiente de transformar nossas vidas.

LEAVE A COMMENT