Pães e tortasPetiscosReceitasSem glúten

Tortilla sem glúten com feijão preto

Pra mim, não tem nada melhor que receber visitas. Comer fora é sempre difícil sendo vegana e celíaca e trocar o restaurante por uma comidinha em casa acaba sendo a melhor opção. Mas isso não significa salgadinhos industrializados e amendoim. Se a ideia for encher a barriga, essas tortillas são uma boa pedida. E nem precisa sentar em volta da mesa!

Tempo de preparo: 1 hora
Dificuldade: médio
Rendimento: 8 tortillas

Ingredientes da massa:
2 xícaras de farinha de arroz
2 colheres de chá de goma xantana
1 xícara de chá de água morna
1 colher de chá de sal marinho
2 colheres de chá de açúcar mascavo
1 colher de chá de fermento químico

Ingredientes do recheio:
150g de feijão preto
200g de tomate
1/2 abacate
1 alface americana
1/2 limão tahiti
1 cebola
3 dentes de alho

Modo de preparo:

1. Deixe o feijão de molho por 8 horas. Se esquecer ou não der tempo, tudo bem. Só vai demorar mais para cozinhar.

2. Corte a cebola e o alho em pequenos pedaços. Adicione-os à panela de pressão junto com o feijão e 3 xícaras de chá de água. Quando pegar pressão, deixe cozinhar por 15 minutos.

3. Enquanto o feijão cozinha, deixe os ingredientes do recheio prontos. Corte os tomates em pequenos cubos e fatie a alface.

4. Bata o abacate com um mixer ou num liquidificador (não precisa adicionar água). Tempere com meio limão e sal a gosto. Reserve.

5. Agora é hora da massa. Misture todos ingredientes secos (farinha de arroz, goma xantana, sal, açúcar e fermento) numa vasilha grande e misture bem.

6. Adicione a água e já mexendo com as mãos até formar uma massa única. Se estiver esfarelando, vá adicionando um pouquinho de água até grudar.

7. Separe a massa em 8 bolinhas.

8. Com uma prensa de tortilla ou um rolo de massa abra a massa até que fique bem fina.

9. Aqueça uma frigideira grande e coloque a tortilla diretamente sobre ela em fogo médio. Quando começar a inflar, vire de lado. Deixe que doure por igual.

10. Quando o feijão estiver pronto, bata com um mixer até que fique cremoso.

11. Monte as tortillas com feijão, abacate, alface e tomate. Finalize com folhas de hortelã e sirva com pimenta à mesa. Bom apetite! 🙂

Denise Saito

Por 6 anos fui intolerante a glúten e sou vegana desde 2015. Todas minhas receitas são plant-based e sem glúten. Acredito que a nutrição é a forma mais eficiente de transformar nossas vidas.

LEAVE A COMMENT